Fernando Duarte e Solange Melo, bailarinos profissionais da Companhia Nacional de Bailado, criaram um projecto único na apresentação de bailado clássico ao público infantil.
Esta iniciativa partiu da vontade dos autores de preencher uma lacuna que pensam existir na realidade cultural do nosso país.
Neste sentido, a itinerância do espectáculo assume um papel primordial. Descentralizando as produções culturais podemos assim chegar a um universo maior e mais abrangente, ávido de novas experiências e emoções.
Cinderela em bicos de pés…
- O que é?
Cinderela em bicos de pés é o popular conto da Gata Borralheira contada e dançada para as crianças. È um espectáculo de aproximadamente 45 minutos com uma forte interligação entre narrador, bailarinos e público. A dança unida a uma vertente teatral torna-se na arte performativa que melhor une o tradicional conto infantil ao palco mágico e à fantasia.
O grande objectivo é criar não apenas um contador de histórias ou um espectáculo de dança, mas um ambiente único e dinâmico em que todos têm um papel participativo, inclusive as crianças onde de meros espectadores se transformam em personagens da própria historia.
Bailarinos profissionais dão vida às seis personagens principais deste conto e uma actriz com sólida experiência em teatro infantil assume o papel de narradora, que de simples empregada de limpeza do teatro se transforma em mestre-de-cerimónias do tão desejado baile.
A projecção de imagens reais do nosso património arquitectónico (cozinha real do Palácio Nacional da Pena, sala do trono do Palácio Nacional de Queluz e coche real do espólio do Museu Nacional dos Coches) é utilizada para dar vida aos vários cenários e assim também criar uma relação inter-cultural procurando despertar um interesse acrescido pelo património histórico português.
A partitura magistral de Sergei Prokofiev, escrita propositadamente para o bailado Cinderela, dá ênfase a um ambiente de sonho e de magia intemporal e inesquecível. Essa componente de fantasia vai não só encantar, mas também solidificar e enriquecer a educação artística e cultural de crianças de norte a sul do país e, quem sabe, despertar novas vocações.
Claro que por fim, Cinderela e o Príncipe vivem e dançam felizes para sempre.
2 comentários:
Adorei seu blog! foi a minha inspiração para apresentaçao deste ano em brasilia, fui a fada madrinha, e se puder ficarei honrada na divulgaçao do meu video: http://www.youtube.com/watch?v=Am-gtcCm_6I&feature=related
um grande abraço
Enviar um comentário